Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2012 - 09h46

Aumento de imposto na Espanha entra em vigor neste sábado

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MADRI

O aumento do imposto sobre valor agregado (IVA) na Espanha entrou em vigor neste sábado. A medida foi aprovada em julho pelo governo como parte das medidas de austeridade para reduzir o deficit público no país.

A taxa principal passa de 18% a 21% e faz parte das alterações para que a administração do presidente de governo Mariano Rajoy possa reduzir o déficit público a 6,3% do PIB.

Depois de ter rejeitado por muitos meses a adoção da medida, defendida pela Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), Rajoy anunciou em 11 de julho que o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) aumentaria a partir de 1º de setembro.

A taxa principal do imposto passa de 18% a 21%, enquanto a reduzida, aplicada a setores como turismo e transporte, aumenta de 8% a 10%.

A menor faixa do imposto permanece em 4% para produtos de primeira necessidade, que incluem alimentos, medicamentos e livros.

Mas a menor taxa deixa de ser aplicada a certos produtos, como parte do material escolar, o que eleva em 17% o IVA deste setor, o que preocupa muitos pais de alunos, já afetados pelos estragos da crise que elevou o índice de desemprego a 24,6%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página