Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2012 - 23h07

Série de ataques mata ao menos 30 em cinco cidades do Iraque

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Chega a pelo menos 30 o número de pessoas mortas neste domingo em uma série de explosões e tiroteios, no Iraque. O número mostra a dura batalha do governo contra a insurgência, mais de nove meses depois da retirada das tropas dos EUA do país. Conforme a rede de TV americana CNN, desta vez, a maioria muçulmana xiita parece ter sido o principal alvo.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela série de ataques, mas uma afiliada da rede terrorista Al Qaeda e outros grupos sunitas realizaram ao menos um grande ataque por mês desde a saída das tropas americanas, em dezembro passado.

Os atentados aconteceram na capital Bagdá, Taji, Kut, Baquba e Khan Beni Saad.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, apenas em Bagdá e região, 25 pessoas morreram e 59 outras ficaram feridas. No centro da capital, um homem explodiu seu carrro-bomba em uma rua do bairro Karrada. Menos de uma hora depois, as carcaças de carros atingidos continuavam a pegar fogo, e as vitrines de lojas estavam em pedaços, segundo um jornalista da agência de notícias France Presse.

Duas horas mais tarde, um segundo carro-bomba explodiu quase no mesmo lugar.

Também em Bagdá, um policial foi morto por homens armados e, quando uma patrulha chegou ao local, um outro carro-bomba explodiu.

Em Taji, no subúrbio, carros-bombas atingiram um bairro de maioria xiita. Taji abriga uma das maiores bases aéreas do Iraque, mas as explosões atingiram regiões civis. Em Madain (25 km ao sul de Bagdá), um ataque similar teve como alvo um ônibus de peregrinos iranianos; enquanto em Tarmiya, dois dispositivos explosivos improvisados atingiram uma patrulha da polícia e uma outra do Exército.

Na Província, a região de Baquba foi sacudida por três explosões com carros-bombas, matando três pessoas. Em Kut (160 km ao sul de Bagdá), uma bomba explodiu perto de uma delegacia. Quatro, sendo três policiais, morreram. Finalmente, na região de Mossul, a 350 km ao norte de Bagdá, vários atentados fizeram pelo menos 19 feridos.

Na quinta-feira à noite, insurgentes atacaram a prisão de Tikrit (160 km ao norte de Bagdá), de onde cerca de cem prisioneiros escaparam. O Ministério do Interior anunciou na sexta-feira que ao menos 23 fugitivos foram recapturados.

A violência no Iraque diminuiu desde seu auge, em 2006 e 2007, mas islâmicos sunitas ainda tentam minar o governo liderado por xiitas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página