Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2012 - 08h39

Terremoto atinge ilhas Salomão no Pacífico Sul

Publicidade

DA EFE, EM SYDNEY

Um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiu neste domingo as ilhas Salomão, no oceano Pacífico. Ainda não há informação de vítimas ou danos materiais.

O epicentro foi situado a 60 quilômetros de profundidade, a 112 quilômetros ao sudoeste de Chirovanga, no nordeste do país, e a 122 quilômetros ao sudeste de Papua Nova Guiné, segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês).

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus de magnitude gerou um tsunami que causou a morte de cerca de 30 pessoas e arrasou boa parte da ilha de Gizo.

As ilhas Salomão ficam sobre o chamado "anel de fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.

O USGS utiliza uma medição baseada na escala aberta de magnitude de momento, que mede a área da falha que se rompeu e a totalidade de energia liberada. Nesta escala, um terremoto de magnitude 6 ou superior pode causar danos significativos em áreas populosas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página