Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 18h00

Barack Obama é primeiro presidente negro dos EUA; saiba mais

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está no fim de seu primeiro mandato e enfrenta uma forte concorrência para a reeleição, com o ex-governador de Massachusetts e candidato republicano Mitt Romney. Os americanos vão às urnas em 6 de novembro.

FORMAÇÃO
Primeiro editor negro da revista "Harvard Law Review", Obama cursou a Escola de Direito de Harvard depois de frequentar a Universidade Columbia, na graduação. Obama nasceu no Havaí, filho de pai queniano e de mãe branca do Kansas.

FAMÍLIA
A mulher de Obama, Michelle, também frequentou a Escola de Direito de Harvard. Eles têm duas filhas, Sasha e Malia.

Mark Wilson - 27.set.12/AFP
O presidente dos EUA e candidato à reeleição, Barack Obama
O presidente dos EUA e candidato à reeleição, Barack Obama

DIREITO
Depois de se formar em Harvard, Obama se mudou para Chicago e ocupou cargos como organizador comunitário e instrutor de direito constitucional na Universidade de Chicago. Era um senador estadual de Illinois antes de conquistar sua cadeira no Senado dos Estados Unidos. Também escreveu dois livros, "Sonhos de Meu Pai" e "A Audácia da Esperança".

POLÍTICA
Em 2009, Obama tornou-se o primeiro presidente negro do país ao assumir o cargo. O ex-senador democrata por Illinois venceu a então senadora por Nova York Hillary Clinton nas primárias do partido antes de derrotar o senador pelo Arizona John McCain na eleição nacional. Hillary é agora a secretária de Estado de Obama.

NOBEL
Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2009, Obama supervisionou o fim da guerra do Iraque e tem trabalhado para retirar as tropas da Otan (aliança militar ocidental) do Afeganistão até janeiro de 2014. Obama também aprovou a missão, em 2011, que matou o fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden.

OPOSIÇÃO
Obama teve sérios obstáculos para aprovar alguns de seus projetos de lei desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Deputados em uma mudança de liderança em 2010 alimentada pelo surgimento do movimento conservador Tea Party.

MANDATO
Entre as realizações legislativas mais importantes de Obama estão um estímulo econômico de US$ 862 bilhões, a implementação da regulação de Wall Street e uma controversa reforma do sistema de saúde agora conhecido como "Obamacare". Uma decisão em 2012 da Suprema Corte declarou a lei da saúde constitucional, para o desgosto dos republicanos, que se opuseram à legislação.

PROMESSAS
Durante seus primeiros dias no cargo, Obama assinou uma ordem executiva pedindo o fechamento do centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, o que ainda não conseguiu fazer. Ele também não sancionou a legislação sobre mudança climática global, como havia prometido durante sua campanha para a Presidência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página