Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2012 - 12h16

Pesquisa sinaliza que economia da China se recupera de forma lenta

Publicidade

DA REUTERS, EM PEQUIM

A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) sinalizou nesta quarta-feira que a economia chinesa apresenta uma recuperação lenta e constante depois de seu período mais fraco de crescimento nos últimos três anos.

O indicador do banco HSBC atingiu 49,1 em outubro, maior taxa em três meses, mas ainda abaixo de 50, marca que separa expansão de contração.

O PMI captura dados principalmente de indústrias menores e orientadas para a exportação no setor privado da China e é o primeiro indicador da atividade econômica real desde a divulgação do crescimento do PIB, em setembro.

Os dados oficiais mostraram um crescimento de 7,6% no terceiro trimestre, abaixo da meta do BC chinês e no menor nível desde os primeiros três meses de 2009.

A alta no índice PMI, junto com aumentos em novas encomendas e produção --seus dois maiores componentes-- e a melhora geral nas encomendas de exportação sinalizam que as políticas do governo começam a fazer efeito.

A divisão de novas encomendas atingiu uma máxima de seis meses, com os estoques de compras no maior nível desde junho e os estoques de bens finalizados no patamar mais fraco desde março.

Isso indica que uma alta nas encomendas acontecerá frente a um aumento na produção, confirmado por um rali para uma máxima de três meses no índice de produção do PMI.

E reforça as expectativas entre economistas de que, embora as políticas que estimulam o crescimento permaneçam, elas não serão ampliadas após a transição da liderança no congresso do Partido Comunista no próximo mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página