Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2012 - 17h16

Flórida finalmente conclui contagem de votos e dá vitória a Obama

Publicidade

DE SÃO PAULO

Depois de quatro dias, o Estado americano da Flórida concluiu finalmente, neste sábado, a contagem dos seus votos para as eleições. O democrata Barack Obama, que teve a reeleição à Presidência confirmada na noite de terça-feira (6), recebeu 50% dos votos contra 49,1% do adversário derrotado, o republicano Mitt Romney. A diferença corresponde a cerca de 74 mil votos.

O resultado dá a Obama os 29 votos que o Estado detém no Colégio Eleitoral, conferindo a ele um total de 332 votos contra 206 de Romney.

Em 2008, Obama também ganhou na Flórida. Naquele ano, ele ficou com 365 dos votos no Colégio Eleitoral contra 173 de John McCain.

O número ainda cimenta a vitória de Obama em oito dos nove Estados-pêndulo em jogo -os outros eram Ohio, Iowa, New Hampshire, Wisconsin, Virgínia, Colorado e Nevada. Ele perdeu para o republicano somente na Carolina do Norte.

Os problemas na contagem acirraram o temor de que o Estado voltasse a ser palco de confusão e disputa, a exemplo do ocorrido em 2000, quando a apertada diferença entre os votos obtidos pelo republicano George W. Bush e pelo democrata Al Gore -só 537 votos- obrigou uma recontagem.

Mesmo neste sábado, a Flórida considera que 100% dos votos já foram apurados, mas, na verdade, restam ainda alguns de expatriados e militares. Conforme as autoridades estaduais, porém, o montante é pequeno demais para provocar alguma diferença.

Os problemas com a votação na Flórida começaram ainda antes do fechamento das urnas. Em Miami-Dade, por exemplo, as pessoas tiveram de esperar horas na fila.

Em 2000, a Flórida utilizava cédulas de papel que eram perfuradas pelos eleitores, mas, neste ano, as cédulas são marcadas à mão e contabilizadas por meio de máquinas de leitura óptica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página