Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2012 - 18h00

Latinos podem transformar Texas em Estado-pêndulo em 2016

Publicidade

JAIRO MEJÍA
DA EFE, EM WASHINGTON

Os eleitores latinos tiveram um papel-chave nas eleições americanas, mas a longo prazo podem provocar uma mudança histórica no mapa político do país, se privarem os republicanos do conforto do seu reduto no Texas e o transformarem em um território sob disputa.

Desta forma, os coordenadores das campanhas já não perderiam o sono por causa dos 18 votos distribuídos por Ohio no Colégio Eleitoral, tradicionalmente vitais para superar os 270 que são necessários para chegar a presidente. Seriam crucias então os 38 votos do Texas, Estado no qual aumentará o número de latinos, que até o momento têm maior ligação com os democratas do que com os republicanos.

Conforme Bill Burton, ex-porta-voz de Obama e estrategista político democrata, poderia se falar "não só em um Texas transformado em Estado 'indeciso', mas também no Arizona, e pode ser que não em muito tempo, talvez em 2016 ou 2020". "Devido à mudança demográfica e a minorias como os latinos, nasceram Estados mais competitivos, politicamente falando, como a Virgínia e a Carolina do Norte."

"Suponho que os republicanos não voltarão a cometer o erro de ignorar os eleitores latinos. Já os democratas seguirão tentando abrir a liderança do partido a eles para manter sua conexão", diz Burton.

Em 2008, havia 3,6 milhões eleitores latinos no Texas. Em 2012, o número cresceu para 4,3 milhões e, segundo cálculos da organização Latino Decisions, ainda pode haver outros 2 milhões capacitados para votar à espera, ou seja, mais do que a margem de 1,25 milhão que Romney obteve frente a Obama no Texas na última terça-feira.

Se forem sobrepostos os mapas dos condados americanos onde há maior concentração de latinos e onde mais cresceu o voto democrata desde 2004, se obtém uma coincidência.

Conclusão: a comunidade latina está forçando uma mudança histórica nos EUA, o que modificará o panorama político em todo o país.

O Colorado, um território tradicionalmente republicano, agora é um Estado "indeciso" que conta com 14% de latinos, dos quais 75% votaram em Obama nestas eleições, um status também adquirido por Nevada. O Novo México, que antes era um Estado que podia optar por um presidente republicano ou democrata, agora é território democrata.

Os dados demonstram que, nas eleições de terça-feira, os republicanos perderam o apoio da grande maioria dos latinos nos Estados-chave como o Colorado.

"Romney cometeu graves erros para atrair a população latina, como tentar convencer a base conservadora com uma política muito dura sobre imigração. Embora isso possa não afetar um votante hispano-americano, afeta seus familiares e amigos", explica Joe Householder, especialista em marketing político da organização Purple Strategies, no Texas.

Householder acredita que muitos latinos têm tendência conservadora, porque são religiosos e têm valores tradicionais, algo que deveria ser explorado pelos republicanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página