Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2012 - 10h25

Presidente do BCE diz que Europa deve voltar a crescer no fim de 2013

Publicidade

DA REUTERS, EM PARIS

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou nesta sexta-feira que a zona do euro começará a se recuperar no segundo semestre de 2013, após uma série de medidas de consolidação orçamentária que restringiram o crescimento econômico.

"É verdade que a consolidação orçamentária implica numa contração de curto prazo da atividade econômica, mas essa consolidação orçamentária é inevitável", afirmou Draghi, em uma conferência com autoridades financeiras em Paris.

Ele defendeu o avanço de uma união bancária na região para evitar a fragmentação do bloco e consolidar o avanço financeiro. A proposta de controle total é rejeitada pela Alemanha, que defende a aplicação apenas aos maiores bancos da moeda única.

Draghi diz que, para conseguir essa integração, os Estados-membros deverão abrir mão de mais soberania enquanto implementam reformas estruturais para reduzir a rigidez nos mercados de serviços e de trabalho, em menção a França e Itália.

O presidente do BCE também comentou sobre o rebaixamento das notas de crédito de seis países da região, incluindo a França, que teve a qualificação reduzida pela Moody's.

Ele disse que os sinais devem ser levados a sério, apesar de não ter causado efeitos práticos no mercado de venda de títulos da dívida pública, forma mais usada pelos Estados europeus para se financiar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página