Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2012 - 08h48

Bomba explode em sede de partido de extrema direita da Grécia

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

Uma bomba de fabricação caseira explodiu no escritório do partido grego de extrema direita Aurora Dourada na madrugada desta terça-feira, em Aspropyrgos, subúrbio da capital Atenas. Na ação, parte do prédio foi destruído, mas ninguém ficou ferido.

Segundo a polícia, a explosão derrubou uma parede e quebrou janelas da instalação política, além de afetar algumas casas vizinhas. Um dos líderes do partido, o deputado Ilias Kasidiaris, foi inspecionar o trabalho dos agentes com uma roupa usada por peritos.

Yorgos Karahalis/Reuters
Escritório do Aurora Dourada no subúrbio de Atenas; explosão de bomba caseira atingiu sede do partido
Escritório do Aurora Dourada no subúrbio de Atenas; explosão de bomba caseira atingiu sede do partido

O partido de extrema direita se tornou o quinto mais importante da Grécia após as últimas eleições para o Parlamento, em junho. A agremiação ganhou popularidade durante a crise econômica do país, por sua oposição às medidas de austeridade.

O Aurora Dourada defende também medidas controversas, como o fim da imigração, usa um símbolo similar à suástica e seus integrantes se cumprimentam com gestos usados durante o nazismo. As menções ao modelo político de Adolf Hitler fazem com que analistas e políticos defendam sua ilegalidade.

Integrantes da agremiação, como Kasidiaris, são acusados de envolvimentos em crimes como assaltos e agressões a imigrantes. O próprio deputado é processado por ter agredido duas candidatas mulheres durante debate ao vivo na televisão grega.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página