Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2012 - 08h13

BC alemão reduz perspectivas de crescimento para 2013

Publicidade

DA REUTERS, EM FRANKFURT

O Bundesbank, o banco central da Alemanha, reduziu a perspectiva de crescimento do país em relatório divulgado nesta sexta-feira. A desaceleração é sinal de que a maior economia do euro continua sendo afetada pela crise em outros países da moeda única.

A instituição prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) do país terá crescimento de 0,4% em 2013, contra estimativa de 1,6% do relatório de junho.

A revisão foi feita um dia após o Banco Central Europeu reduzir a expectativa de crescimento para o ano que vem, sendo prevista uma retração de 0,1%.

O principal motivo é a desaceleração na própria Alemanha e em outras economias menos afetadas pela crise da dívida pública, como França e Holanda.

A Alemanha tem sido um importante motor de crescimento da zona do euro, agora em sua segunda recessão desde 2009, mas a resistência do país à crise está diminuindo e as novas projeções do banco central refletem isso.

"Dada a difícil situação econômica em alguns países da zona do euro e incerteza generalizada, o crescimento econômico será menor do que previsto anteriormente", informa o Bundesbank, no relatório.

Mesmo prevendo leve crescimento, o BC alemão diz que ainda há chance de o país entrar em recessão, ou seja, ter dois trimestres seguidos de crescimento negativo. "Há até mesmo indicações de que a atividade econômica pode cair no último trimestre de 2012 e primeiro trimestre de 2013", disse.

Segundo economistas consultados pela agência de notícias Reuters, a previsão é que a economia alemã contraia no quarto trimestre, que fecha no fim deste mês, mas melhorará nos três primeiros meses de 2013.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página