Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2012 - 19h38

Reino Unido batiza região disputada da Antártida com nome da rainha

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governo britânico anunciou esta terça-feira (18) a intenção de dar o nome de "Terra da Rainha Elizabeth" a uma região de 437 mil km² da Antártida que Argentina e Chile disputam em parte com o Reino Unido como presente à soberana pelo 60º aniversário de seu reinado.

"Como sinal de agradecimento à rainha por seus serviços, batizamos em sua homenagem uma parte do Território Antártico Britânico de Terra da Rainha Elizabeth", declarou o ministro das Relações Exteriores, William Hague, durante visita da soberana ao seu ministério.

Esta área, que até o momento não tinha nome, cobre um terço do que os britânicos denominam Território Antártico Britânico -- considerado juridicamente território ultramarino desde 1962 -- e representa em superfície quase duas vezes o Reino Unido.

O novo nome de "Terra da Rainha Elizabeth" figurará em todos os mapas britânicos e outros países podem seguir seu exemplo.

O Território Antártico Britânico, que abarca todas as terras ao sul do paralelo 60º Sul, entre 20º e 80º de longitude oeste, foi o primeiro território oficialmente reivindicado na Antártida, em 1908.

Argentina e Chile reivindicaram posteriormente partes deste setor, embora as reclamações tenham ficado congeladas pelo Tratado Antártico de 1959, que limita essencialmente a atividade no território à cooperação científica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página