Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2012 - 06h00

Análise: Eleição em 2016 pode ter Clinton contra Bush

Publicidade

NEWTON CARLOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Duelo entre Clinton e Bush nas eleições americanas de 2016? O primeiro a tratar do assunto em grande escala foi o blog Politico, sempre atento ao que se passa no "cinturão", como são conhecidos os bastidores de Washington.

A possibilidade é encarada por muitos americanos como uma espécie de um sonho: Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Clinton, e Jeb Bush, irmão e filho de ex-presidentes, como candidatos democrata e republicano.

Em entrevista na TV Hillary repetiu, com maior ênfase, que não tem planos para disputar a Presidência dos Estados Unidos. Respondia a uma afirmação de Jonh McCain, candidato republicano derrotado por Obama em 2008, de que Clinton prepara o terreno para que sua mulher dispute a Presidência.

É como se explica, segundo McCain, a forte presença de Clinton na campanha de Obama pela reeleição. Teria sido ensaio visando à candidatura de sua mulher.

Mas Hillary disse na entrevista que se sente muito honrada em ter servido ao seu país, interna e externamente, por tantos anos, mas que a partir de agora quer "de fato" dedicar-se a coisas pessoais.

Mas analistas do "cinturão" dizem que a reduzida dimensão dos que surgiram até agora como pré-candidatos democratas pode acabar tornando Hillary a tábua de salvação de seu partido, quer ela queira ou não.

A sensação dominante é a de que ela "de fato" quer. Embora supere o próprio Obama nas pesquisas com índices altíssimos, acharia cedo para anunciar sua pretensão.

Talvez no páreo entre Joe Biden, o vice de Obama. Mas o grande obstáculo à designação de Hillary é ela própria. O que se coloca é saber se ela quer e isto não está claro. Além de Biden, há o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e outros de menor porte entre os democratas.

Já entre os republicanos Jeb Bush teria de enfrentar, caso se lance como pré-candidato, um grupo de políticos de variadas ideologias confinadas à direita, para onde os republicanos foram empurrados nas últimas eleições. Os Bush se perfilam com a NRA (principal lobby pró-armas) e têm um passado de apoio à emenda constitucional que legaliza o porte de armas. Diante da nova mortandade em Connecticut, tratou de ficar em silêncio.

Mas se Jeb lançar-se, com os galardões de ex-governador da poderosa Flórida hispânica e de uma família com dupla presença na Casa Branca, ele estará na linha de frente da próxima sucessão americana em 2016. Idem para Hillary Clinton.

NEWTON CARLOS é analista de temas internacionais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página