Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2012 - 08h19

Confiança do consumidor da Alemanha cai pelo quarto mês seguido

Publicidade

DA REUTERS, EM FRANKFURT

A confiança do consumidor da Alemanha para o mês de janeiro caiu pelo quarto mês seguido, segundo pesquisa do instituto GfK divulgada nesta sexta-feira. O nível é o menor em mais de dois anos, mostrando os efeitos da crise no euro na maior economia europeia.

O instituto mostra que a disposição dos alemães a fazerem compras no mês que vem caiu para 5,6, ante 5,8 da estimativa para dezembro. O indicador ficou abaixo do esperado pelos economistas, que estimavam uma leitura estável.

O nível registrado é o menor desde maio de 2010 e suas expectativas para o desenvolvimento econômico também caíram em relação ao levantamento do mês passado.

A Alemanha tem sido um motor de crescimento durante a crise de três anos do euro, mas a fraqueza em outras regiões da União Europeia, destino de 60% dos produtos exportados alemães, está começando a afetar o país.

No último dia 7, o BC alemão revisou para baixo as estimativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no país. A instituição prevê crescimento de 0,4% em 2013, contra estimativa de 1,6% do relatório de junho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página