Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2013 - 15h08

Partido vinculado ao ETA, do País Basco, anuncia dissolução na França

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O partido nacionalista basco Batasuna, que é vinculado ao grupo terrorista ETA, anunciou nesta quinta-feira a sua dissolução na França, dez anos após ter sido proibido na Espanha.

A decisão foi informada em entrevista coletiva com representantes do movimento em Bayonne, maior cidade basca no lado francês da fronteira. Os integrantes do grupo dizem ser necessário que o movimento se adapte do ponto de vista político.

"Afirmamos que vamos esperar o projeto de construção do Euskal Herria [o País Basco] pela via política frente aos Estados francês e espanhol que são os opressores", disse uma das representantes, Maite Goyenetxe.

O grupo, no entanto, não afirmou que meios políticos usará para continuar com suas reivindicações. Na Espanha, muitos dos membros do Batasuna se juntaram a outros partidos.

O Batasuna foi criado em 2001, em meio a uma estratégia comum entre o País Basco francês e espanhol, após uma cisão no partido emancipador francês Abertzaleen Batasuna, cujo principal ponto de discórdia foi a condenação da estratégia armada do ETA.

Desde que o grupo armado anunciou o fim das ações violentas, em outubro de 2011, os dois partidos mencionaram de maneira aberta sua disposição a se reconciliar. Apesar do anúncio do cessar-fogo, o ETA não entregou as armas nem se dissolveu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página