Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2013 - 15h52

Regime de Assad usou arma química em dezembro, diz jornal

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

O regime sírio utilizou uma arma química no dia 23 de dezembro nos confrontos com insurgentes na cidade de Homs, conforme fontes de serviços secretos ocidentais citados, neste sábado, pelo jornal francês "Le Monde". Porém, para autoridades francesas e americanas, a informação não tem bases suficientes para ser confirmada.

Fontes, citadas sem mais detalhes pela publicação, informaram que se tratou de "arma química incapacitante, não letal" que foi lançada com quatro foguetes no bairro de Al Bayyada, onde no mesmo dia houve combates.

O "Le Monde" citou vídeos postados na internet nos quais podem ser vistas pessoas com náuseas ou graves problemas respiratórios, mas reconheceu que o fato de que as imagens tenham sido feitas por rebeldes que lutam contra o regime do presidente sírio, Bashar Assad, põe dúvidas sobre sua interpretação.

Os serviços secretos afirmaram que o incidente gerou uma série de atuações internacionais, em particular da Rússia, que interveio de forma "muito forte" perante Damasco --o que faz pensar que isso não vai se repetir. Além disso, disseram que vários países ocidentais que tinham se comprometido a responder se o regime sírio recorresse a armas químicas.

O arsenal químico da Síria, considerado um dos maiores do Oriente Médio, inclui em particular gás mostarda, gás sarin e o agente VX, e também poderia contar com o conhecido como agente "Kolokol-1", utilizado pelas forças especiais russas para acabar com um sequestro em 2002 no teatro Dubrovka de Moscou e no qual morreram mais de cem pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página