Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2013 - 14h17

Ministro turco diz não acreditar em diálogo entre governo e oposição síria

Publicidade

DA AFP

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, afirmou neste domingo (3) em Munique, que um diálogo entre o governo da Síria e a oposição não permitirá encontrar uma solução para o conflito armado no país.

"Alguns dizem que deve existir um diálogo entre o regime e a oposição, mas é um caminho equivocado. Isto não poderá ser uma solução", disse o chefe da diplomacia turca no último dia da Conferência de Segurança.

"Se acontecerem eleições amanhã sob a presidência de Bashar Assad, quem poderá garantir que os líderes da oposição poderão disputar?", questionou Davutoglu. Ele disse também que Assad deveria antes assumir suas responsabilidades pelos massacres cometidos na Síria.

O líder da oposição síria, Ahmet Moaz al-Jatib, anunciou nesta semana que estava disposto a iniciar um diálogo com representantes do governo, com exceção dos dirigentes "que têm sangue nas mãos".

O anúncio foi apoiado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, que se reuniu com Jatib neste sábado.

Davutoglu também reclamou que o Conselho de Segurança da ONU se comprometa a assegurar o acesso à ajuda humanitária na Síria. A Turquia recebe atualmente 175 mil refugiados sírios em seu território, e enviou em janeiro 40 mil toneladas de ajuda para os civis sírios.

O dirigente turco ainda disse que o governo sírio "destrói seu próprio país" e lamentou que "o povo morra e a comunidade internacional apenas observe".

A Síria vive uma forte crise humanitária após meses de intensos confrontos entre aliados e rivais do ditador Bashar Assad. Desde o início da revolta, em março de 2011, mais de 60 mil pessoas morreram devido à violência, segundo a ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página