Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2013 - 15h32

Bebida alcoólica caseira causa intoxicação e mata 51 pessoas na Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 51 pessoas morreram desde sábado por intoxicação causada por uma bebida alcoólica caseira que foi adulterada. Outras 300 pessoas ficaram feridas e estão internadas em hospitais da capital Trípoli e em outras cidades do país.

Segundo o Ministério da Saúde, a bebida caseira continha metanol, que é tóxico e pode matar se a ingestão for maior que 25 ml. A pasta não deu detalhes sobre que tipo de bebida foi contaminada. Ao todo, 378 pessoas foram contaminadas.

Dos mortos, 38 não resistiram aos ferimentos quando ainda estavam sob tratamento na capital Trípoli, enquanto outros 13 morreram no caminho à Tunísia para tratamento. O ministro da Saúde, Nouri Doghman, disse que os feridos tinham entre 19 e 50 anos, dentre eles argelinos e tunisianos.

A intoxicação acontece em meio ao aumento da entrada de bebidas alcoólicas de forma ilegal no país. Devido à lei islâmica, o consumo de álcool é proibido na Líbia desde a saída do ditador Muammar Gaddafi. Porém, as bebidas continuam a entrar no país pelo mercado negro, assim como as drogas.

A ilegalidade dá margem à adulteração das bebidas, que em alguns lugares são produzidas em destilarias clandestinas, em casas e fazendas abandonadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página