Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2013 - 15h58

Oligarca russo Boris Berezovski é encontrado morto na Inglaterra

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O empresário russo Boris Berezovski foi encontrado morto neste sábado em uma banheira de sua casa em Surrey, na Inglaterra.

A causa da morte do oligarca de 67 anos ainda não foi divulgada.

Antigo aliado do Kremlin, Berezovsky fez fortuna durante a privatização de bens públicos no início da década de 1990.

Tornou-se um crítico ferrenho do presidente russo Vladimir Putin após as eleições de 2000 e exilou-se na Inglaterra, que lhe concedeu asilo político em 2003.

No ano passado, o empresário perdeu uma disputa judicial contra seu conterrâneo Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol inglês Chelsea, sobre uma suposta dívida de 3 bilhões de libras (R$ 9,6 bilhões). Foi a maior disputa judicial privada na história legal do Reino Unido.

Berezovsky alegou que Abramovich o havia trapaceado em mais de US$ 5 bilhões e o "intimidado" para que vendesse ações em uma companhia russa de petróleo por uma fração de seu valor nominal.

No Brasil, o empresário russo foi acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha ao financiar as operações da MSI, ex-parceira do Corinthians entre o final de 2004 e dezembro de 2007.

Junto com seu representante no país, Kia Joorabchian, ele administrava o fundo que investiu dinheiro no clube na época e que trouxe ao Corinthians jogadores de renome como os argentinos Tevez e Mascherano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página