Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2013 - 05h25

Primeiro-ministro da Malásia dissolve parlamento e convoca eleições

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou nesta quarta-feira a dissolução do parlamento federal e convocou eleições para o fim deste mês.

O anúncio foi feito pelo chefe do governo por meio da rede de televisão estatal após se reunir com seus ministros por mais de duas horas e receber autorização do monarca.

Najib Razak, líder da Organização Nacional para a Unidade da Malásia (UNMO), espinha dorsal da coalizão Frente Nacional, não revelou a data do pleito, mas analistas políticos locais acreditam que ele será realizado em 20 ou 27 de abril.

A data definitiva será anunciada pela Comissão Eleitoral durante esta semana, segundo o primeiro-ministro em sua breve mensagem dirigida à nação.

A principal adversária política da aliança governista é a coalizão formada por três partidos da oposição e liderada pelo ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim

Ao mesmo tempo serão dissolvidas as assembleias legislativas dos estados que compõem a Federação da Malásia.

No país asiático, as últimas eleições legislativas foram realizadas em maio de 2008, e nas próximas a aliança governista e a coalizão opositora disputarão 222 cadeiras do parlamento federal e 555 assentos nas diferentes assembleias legislativas dos estados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página