Obama nega manipulação eleitoral e diz para Trump parar de reclamar
O presidente Barack Obama criticou o discurso do candidato republicano Donald Trump sobre supostas manipulações e fraudes das eleições presidenciais americanas.
Ele classificou as declarações de irresponsáveis e disse que Trump deveria parar de reclamar e focar em tentar conseguir votos.
Ron Sachs/Xinhua | ||
O presidente Barack Obama fala sobre a eleição nos EUA, na Casa Branca |
Para Obama, a "noção" de que as eleições sejam manipuladas "é irresponsável e não mostra o tipo de liderança e firmeza que uma pessoa deseja ver em um presidente".
Segundo o presidente, a retórica do republicano não tem nenhuma base ou evidência, e tem objetivo apenas de tirar o mérito da eleição antes mesmo de os votos serem contados.
"Reclamar antes do fim da partida? Então não tem o que se precisa para este trabalho", enfatizou.
Obama criticou ainda os elogios de Trump ao líder russo Vladimir Putin, que considerou "sem precedentes na política norte-americana".
Trump criticou a postura do governo norte-americano em relação à Rússia e chamou Putin de "forte" em sua liderança do país.
Obama se disse surpreso e preocupado com o fato de que há políticos republicanos no Congresso dos EUA ecoando o discurso elogioso a Putin.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis