Descrição de chapéu BBC News Brasil

Entenda a polêmica das supostas informações da Rússia sobre Trump

Crédito: Getty Images/BBC Donald Trump disse em sua conta no Twitter ser vítima de 'caça às bruxas' e deve se pronunciar sobre alegações em entrevista coletiva marcada para esta quarta
Donald Trump disse em sua conta no Twitter ser vítima de 'caça às bruxas'

DA BBC BRASIL

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou haver uma "caça às bruxas política" contra ele, depois que a imprensa americana publicou trechos de um dossiê que diz –e dá exemplos– de informações comprometedoras que a Rússia teria coletado sobre ele.

Um porta-voz do Kremlin disse que as alegações eram "ficção barata" e "uma clara tentativa para prejudicar relações".

Sem fazer referência direta às alegações, Trump escreveu em seu Twitter: "Notícias falsas. É uma total caça às bruxas política."

O relatório –cujo conteúdo não pôde ser confirmado– diz que a Rússia teria informações sobre o envolvimento de Trump com prostitutas. Diz também que membros de sua campanha presidencial estiveram em contato secreto com Moscou.

Segundo o jornal "the New York Times", parte do conteúdo do dossiê começou a circular durante a campanha presidencial e tanto o jornal americano como outros veículos de comunicação tiveram acesso ao documento, mas decidiram ignorá-lo porque as acusações não puderam ser verificadas.

Mas seu conteúdo, elaborado para a campanha de Hillary Clinton, foi divulgado na íntegra pelo portal de notícias Buzzfeed na terça-feira.

Os serviços de inteligência dos EUA não se posicionaram publicamente sobre as alegações, mas teriam, segundo a mídia local, repassado um resumo sobre o material na semana passada ao presidente Barack Obama, a Donald Trump e a alguns congressistas.

Segundo a rede de TV americana CNN, o FBI estava investigando a credibilidade do relatório.

APOIO ANTIGO

O dossiê diz que a inteligência russa vem "cultivando, apoiando e ajudando" Donald Trump há anos. Trump teria recebido, por exemplo, informações da inteligência russa sobre seus rivais políticos, entre eles a democrata Hillary Clinton, derrotada nas eleição presidencial de novembro.

Diz também que Trump teria recusado ofertas de negócios no mercado imobiliário russo, em particular de projetos ligados à Copa do Mundo de 2018.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.