Exército sírio expulsou o EI da cidade histórica de Palmira, afirma Rússia

DA AFP

O Exército sírio, com apoio da Força Aérea da Rússia, reconquistou nesta quinta-feira (2) a cidade histórica de Palmira, famosa por suas ruínas monumentais, anunciou o Kremlin.

O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, informou ao presidente Vladimir Putin que as forças sírias expulsaram da cidade os militantes da facção terrorista Estado Islâmico.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou a ação. "O Estado Islâmico se retirou completamente de Palmira", afirmou a entidade.

A vitória ocorre um dia depois de o Exército sírio entrar em Palmira pela zona oeste. Confrontos e bombardeios tomaram a cidade nas últimas horas.

Há semanas, as forças do regime do ditador Bashar al-Assad tentavam, com o apoio de bombardeios aéreos e tropas russas em solo, retomar a cidade patrimônio da Unesco localizada no centro-sul da Síria.

O Estado Islâmico tomou Palmira em maio de 2015 e destruiu seus monumentos mais importantes, além de realizar execuções em massa no antigo anfiteatro. Foram expulsos em março de 2016, mas reconquistaram o território em dezembro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.