Expulsão de ministra turca piora a relação entre Holanda e Turquia

Crédito: Osman Orsal/Reuters Turkey's Family and Social Affairs Minister Fatma Betul Sayan Kaya speaks during a news conference at Ataturk International airport in Istanbul, Turkey, March 12, 2017. REUTERS/Osman Orsal ORG XMIT: GGGIST01
A ministra da Família da Turquia, Fatma Betul Sayan Kaya, durante coletiva de imprensa, em Istambul

DA AFP

A crise diplomática entre Holanda e Turquia piorou após a expulsão da ministra da Família turca, Fatma Betul Sayan Kaya que estava em Roterdã.

Além de negar a entrada a Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, o governo holandês expulsou Kaya, neste sábado (11), que também buscava reunir-se com cidadãos turcos.

A visita de ministros turcos em vários países europeus faz parte da campanha eleitoral do referendo marcado para 16 de abril, que pode aumentar os poderes do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Em Istambul, um grupo de manifestantes trocou a bandeira da Holanda do prédio onde funciona o consulado pela bandeira turca.

A chegada à Holanda da ministra Kaya foi classificada como "irresponsável" pelas autoridades holandesas, que indicaram que a ministra "não era bem-vinda".

A ministra tentava chegar ao consulado da Turquia em Roterdã para se reunir com a comunidade turca local.

"Nos trataram de forma grosseira. Tratar assim a uma mulher é lamentável", disse à imprensa, no aeroporto de Istambul, onde foi recebida por uma multidão que balançava bandeiras turcas.

Kaya afirmou que como ministra possui passaporte diplomático e não necessita de autorização para reunir-se com cidadãos turcos no consulado, "considerado território turco".

A ministra explicou que foram detidos a 30 metros do consulado e que o cônsul foi autorizado a sair a seu encontro. "Nos detiveram durante horas", acrescentou Kaya.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.