Após romper relações, Erdogan acusa Holanda de 'terrorismo de Estado'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta terça-feira (14) a Holanda de promover "terrorismo de Estado" e prometeu "novas medidas" de retaliação contra o país, um dia após anunciar o rompimento das relações bilaterais.

Além disso, a chancelaria turca disse na terça que as críticas da União Europeia (UE) à postura de Ancara na crise diplomática com a Holanda "não têm valor".

A UE pediu na segunda-feira (13) que a Turquia "evite declarações excessivas", depois de Erdogan comparar a Holanda à Alemanha nazista.

O acirramento das tensões entre a Turquia e a Europa ocorre após diversos países, incluindo a Holanda, proibirem a entrada de autoridades turcas que participariam de comícios pró-Erdogan.

A Turquia realizará em 16 de abril um plebiscito constitucional sobre a ampliação dos poderes presidenciais, almejada há anos por Erdogan.

O governo turco vem buscando promover comícios na Europa para convencer imigrantes turcos no continente a votarem a favor de Erdogan.

O mandatário afirmou nesta quarta que a aprovação da reforma constitucional seria a mlehor resposta para os "inimigos" da Turquia.

A tensão com a Turquia deve marcar as eleições na Holanda, que serão realizadas nesta quarta-feira em meio à ascensão do candidato Geert Wilders, de orientação nacionalista e islamofóbica.

Crédito: Yves Herman - 11.mar.2017/Reuters Demonstrators with banners of Turkish President Recep Tayyip Erdogan gather outsidethe Turkish consulate to welcome the Turkish Family Minister Fatma Betul Sayan Kaya, who decided to travel to Rotterdam by land after Turkish Foreign Minister Mevlut Cavusoglu's flight was barred from landing by the Dutch government, in Rotterdam, Netherlands March 11, 2017. REUTERS/Yves Herman TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: NED267
Manifestantes carregam cartazes pró-Erdogan em protesto diante do consulado turco em Roterdã
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.