Ataque dos EUA desafia cansaço de sírios com rotina de guerra há 6 anos

Crédito: Hassan Ammar - 13.mar.2017/Associated Press FILE -- In this February 26, 2016, file photo, a Syrian boy rides a bicycle through a devastated part of the old city of Homs, Syria. Syrian opposition fighters will be allowed to leave the last rebel-held neighborhood in the city of Homs under a Russia-backed deal signed on Monday, March 13, 2017, a Syrian official and an activist said.(AP Photo/Hassan Ammar, File) ORG XMIT: CAIMA102
A cidade de Homs, destruída pela guerra, em foto de 2016

YAN BOECHAT
ENVIADO ESPECIAL A HOMS

Leila Zahouri acendeu um, dois, cinco, mais de dez cigarros nas primeiras horas da manhã fria e ensolarada dessa sexta-feira (7) em Homs.

Estava ansiosa com as notícias que chegavam pelo celular a todo instante. "Quatro soldados foram para o martírio, parece que alguns civis também", disse ela, entre uma baforada e outra, logo após o fim de mais uma ligação.

Leila não estava exatamente preocupada com o número de mortos do ataque aéreo americano nas primeiras horas da manhã.

Para os sírios, contar cadáveres às dezenas, algumas vezes às centenas, tornou-se algo corriqueiro nestes seis anos de uma guerra brutal que já dizimou quase meio milhão de pessoas.

Na mesquita de Drobe, no coração de Homs, o imã Nasouh Kilani, envia a mesma mensagem às centenas de homens que compareceram na oração do meio dia de sexta-feira, a mais importante para os muçulmanos sunitas.

"Eu peço a vocês, levem amor, precisamos acabar com esse banho de sangue, aceitem aqueles que voltam para nosso país, que desistiram das armas e aceitaram a reconciliação".

Kilani não fez menção ao ataque americano em seu discurso antes do início das orações, cujo tema, como tem sido comum, foi a guerra, a "crise", como os sírios que estão nas áreas controladas pelo governo se referem ao conflito.

Ao final, no entanto, o imã, fez questão de pedir a Deus que abra as portas dos céus a todos os soldados do exército sírio mortos em combate. "Que Alá nos conceda a vitória", disse, antes de iniciar a oração.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.