Acordo sobre Orçamento nos EUA exclui muro na fronteira com o México

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os líderes do Congresso americano chegaram na noite de domingo (30) a um acordo sobre a lei do Orçamento que deverá evitar uma paralisia do governo federal.

O acordo permite manter as operações federais funcionando até 30 de setembro, o fim do calendário fiscal.

O Congresso votará nos próximos dias o pacote de medidas que, segundo os assessores, inclui US$ 1,5 bilhão para aumentar a segurança fronteiriça, mas nenhum financiamento para o muro na fronteira com o México prometido por Trump durante a campanha.

O acordo também deve adicionar US$ 2 bilhões para as instituições nacionais de saúde. Também é esperado um aumento nos gastos militares.

As medidas ainda têm de ser oficialmente concluídas e publicadas. Os legisladores têm até sexta-feira para enviar o projeto de lei sobre gastos ao presidente Donald Trump.

"Este acordo é um bom acordo para o povo americano, e deixa a possibilidade de uma paralisia do governo fora da mesa", disse o chefe da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, em um comunicado.

"A lei garante que os dólares dos contribuintes não sejam utilizados para financiar um muro fronteiriço ineficaz", acrescentou.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.