Trump equilibra erros e acertos em sua primeira viagem internacional

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DE NOVA YORK

A primeira viagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao exterior teve repercussões positivas e negativas em seu país.

A viagem desandou -e os críticos habituais voltaram à carga- quando o republicano, antes da reunião com o G7, criou um clima de constrangimento com os principais aliados dos Estados Unidos ao insistir na tecla de que os contribuintes americanos carregam o "fardo" de custear a aliança militar de forma injusta -uma vez que muitos dos membros não estariam honrando seus compromissos financeiros.

Na TV, as críticas foram rebatidas de modo enfático pela conservadora e governista FoxNews. A emissora considerou que a viagem foi, do início ao fim, "altamente bem-sucedida", e atacou a "mídia liberal" por tentar denegrir o presidente.

A nota folclórica, sempre presente, foi o vídeo que mostra o gesto rude do presidente ao afastar o primeiro-ministro de Montenegro, Dusko Markovic, antes de se posicionar para a foto oficial. Menos mal para Trump que Markovic tenha considerado o episódio "inofensivo".

Erramos: o texto foi alterado
O presidente dos EUA não disse que Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, era o "pior presidente que o Canadá já teve". O trecho foi suprimido do texto.
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.