Trump adia mudança de Embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desistiu, por enquanto, de transferir a embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Washington, como a maior parte da comunidade internacional, mantém sua embaixada em Tel Aviv por não reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, status defendido pelos israelenses. Já os palestinos consideram Jerusalém Oriental, hoje controlada por Israel, como a capital de seu futuro Estado.

Trump prometera em sua campanha presidencial mudar a embaixada para Jerusalém. Em dezembro, antes mesmo de tomar posse, indicou para o posto de embaixador dos EUA em Israel David Friedman, advogado que afirmou querer trabalhar "na capital eterna, Jerusalém".

A Casa Branca disse nesta quinta-feira (1º) que Trump decidiu adiar a mudança para aumentar as chances de um acordo de paz entre israelenses e palestinos. O porta-voz Sean Spicer afirmou que Trump ainda pretende transferir a embaixada. "A questão não é se essa mudança irá acontecer, mas quando."

Spicer afirmou ainda que a desistência temporária não deve ser considerada como um recuo do "forte apoio a Israel" do presidente Trump.

Em nota, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse ter ficado "desapontado" com o anúncio do adiamento.

Ele elogiou, porém, a "amizade" expressa por Trump em relação a Israel e o "compromisso" com a mudança da embaixada no futuro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.