Lobista diz que estava em reunião de Trump Jr. com advogada russa

DA ASSOCIATED PRESS

Um lobista russo-americano confirmou à agência de notícias Associated Press que Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA, pediu à advogada russa Natalia Veselnitskaia provas contra a candidata democrata Hillary Clinton na eleição presidencial de 2016.

Trump Jr. está sendo investigado por manter contato com pessoas ligadas a Moscou para beneficiar seu pai na eleição.

O lobista Rinat Akhmetshin afirmou à AP que estava na reunião com Trump Jr. e Veselnitskaia. Segundo a emissora NBC, Akhmetshin é um ex-agente de contraespionagem soviético que obteve cidadania dos EUA.

Akhmetshin diz que Trump Jr. pediu provas de que o Comitê Nacional Democrata recebeu dinheiro ilícito, mas Veselnitskaia disse que não as tinha. Depois disso, Trump Jr. teria perdido o interesse no encontro.

Akhmetshin afirmou ainda que a advogada levava uma pasta com documentos, mas que desconhece seu teor. Ele disse também que não ficou claro se Veselnitskaia deixou o material com a equipe de Trump Jr.

O russo-americano disse que não foi contatado pelo investigador especial que apura a ligação da campanha de Trump com a Rússia, Robert Mueller, nem sobre o FBI sobre a reunião com Trump Jr..

O primogênito de Trump assumiu os negócios do pai quando este assumiu a Presidência junto com o irmão.

Desde o fim de semana passado, quando veio à tona sua reunião com a advogada russa, ele se tornou o epicentro das suspeitas de ligações entre a campanha do republicano e Moscou.

Duas comissões do Senado já pediram explicações a Trump Jr., que deve depor a uma delas em audiência aberta na próxima semana. O presidente tem defendido o filho nos últimos dias alegando que seu comportamento é corriqueiro na política.

SUPOSTO CONLUIO

Trump Jr., que coordena com seu irmão Eric os negócios de seu pai desde que ele assumiu a Presidência dos EUA, foi tragado para o centro do escândalo sobre o suposto conluio entre a equipe de campanha de Donald Trump à Casa Branca e autoridades da Rússia.

Na reunião, além Natalia Veselnitskaia e Trump Jr., estavam também Jared Kushner, o genro de Donald Trump, o então diretor da campanha do republicano, Paul Manafort.

Na segunda (11), Trump Jr. admitiu ter se reunido com Veselnitskaia para conseguir detalhes comprometedores sobre Hillary Clinton. A advogada, entretanto, negou que tivesse informações sobre a campanha da democrata e disse que nunca trabalhou para o governo de seu país.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.