Após míssil, EUA sobrevoam zona fronteiriça com Coreia do Norte

Crédito: South Korea Defense Ministry via Associated Press Força aérea da Coreia do Sul lança bomba em território sul-coreano durante exercício militar em conjunto com os EUA
Força aérea da Coreia do Sul lança bombas durante exercício militar em conjunto com os EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após o lançamento de um míssil norte-coreano que sobrevoou o território japonês na última segunda-feira (28), as forças aéreas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão realizaram nesta quinta-feira (31) exercícios sobre a península coreana.

As manobras envolveram dois bombardeiros americanos supersônicos com capacidade nuclear e quatro caças furtivos dos EUA, além de caças sul-coreanos.

As atividades aconteceram como parte dos exercícios militares anuais entre EUA e Coreia do Sul, que estão em andamento desde a semana passada.

Realizadas em território sul-coreano, as manobras contam com milhares de soldados e se encerram nesta quinta. Durante as atividades, simulações de computador são projetadas para preparar EUA e Coreia do Sul para uma eventual guerra contra a Pyongyang.

"As ações da Coreia do Norte são uma ameaça a nossas aliados, parceiros e ao nosso território", disse o general Terrence J. O'Shaughnessy, comandante da Força Aérea americana no Pacífico.

"Essa complexa missão claramente demonstrou nossa solidariedade com nossas aliados e destacou o aumento da cooperação para se defender dessa ameaça regional em comum", disse o militar.

SANÇÕES
A escalada nas tensões e o lançamento do míssil norte-coreano aumentou a pressão internacional por novas sanções contra o país.

Nesta quinta, a primeira-ministra inglesa, Theresa May, se encontrou com Abe para discutir o assunto.

"O primeiro-ministro Abe e eu concordamos em trabalhar juntos com a comunidade internacional para aumentar a pressão contra a Coreia do Norte, incluindo um aumento no ritmo das sanções implementadas", disse ela.

A posição americana sobre o assunto recebeu crítica da China, principal aliada do regime da Coreia do Norte.

Segundo Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, a questão norte-coreana é séria e não deve ser tratada como um jogo de videogame.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.