Trump visitará líder das Filipinas, que elogiou por 'guerra às drogas'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em sua viagem à Ásia em novembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontrará com o líder filipino, Rodrigo Duterte, a quem já elogiou pela guerra às drogas que lhe renderam acusações de violações de direitos humanos.

O encontro deverá acontecer em paralelo à cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático, que começa no dia 10 em Manila. Segundo a Casa Branca, as Filipinas deverão ser o último país visitado pelo presidente na turnê.

Ele, que deixa os EUA no dia 3, passará ainda por Japão, Coreia do Sul, China e Vietnã. Nos três primeiros, o principal assunto das reuniões com as autoridades deverá ser a tensão militar com o regime da Coreia do Norte.

Os elogios a Duterte foram feitos em telefonema em 29 de abril, no qual Trump chegou a convidá-lo a ir a Washington, mas recusou e chamou os EUA de irrelevantes. Entidades de direitos humanos criticaram o convite e o Congresso dos EUA abriu investigação sobre a ofensiva.

A guerra às drogas foi a principal promessa de campanha do filipino. Desde que tomou posse, em julho de 2016, pelo menos 7.000 pessoas foram mortas, em sua maioria por policiais e grupos de extermínio incentivados por ele.

Até o fim do ano passado, houve mais de 2.000 casos de pessoas mortas supostamente em confrontos, como mostrou a Folha em reportagem especial sobre as Filipinas. Testemunhas dizem que foram assassinatos comuns.

Embora o republicano o tenha elogiado, o filipino tem se aproximado dos governos da Rússia e da China. Duterte também é conhecido por ter xingado no ano passado o papa Francisco e o então presidente americano, Barack Obama.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.