Após indulto, ex-presidente Alberto Fujimori deixa clínica médica no Peru

Crédito: Luka Gonzales/AFP Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori acena para partidários ao deixar clínica
Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori acena para partidários ao deixar clínica

DA AFP

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, 79, deixou na noite desta quinta-feira (4) uma clínica médica de Lima onde estava há 12 dias. Durante a internação ele recebeu um polêmico indulto dado pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski.

O ex-presidente deixou a clínica em uma cadeira de rodas e acenou a um grupo de partidários que aguardavam a sua saída.

Fujimori foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por cometer crimes de direitos humanos e por corrupção em sua gestão (1990-2000). O perdão aconteceu quando Kuczynski encarava um processo de impeachment e precisava dos votos de Kenji Fujimori, filho do ex-presidente, para se salvar.

Ao conceder o perdão, o presidente não admitiu a troca pelo voto e justificou a ação dizendo estar "convencido de que aqueles de nós que se sentem democráticos não devem permitir que Alberto Fujimori morra na prisão, porque a justiça não é vingança".

CRIMES NÃO JULGADOS

O indulto concedido por PPK perdoa Fujimori também dos crimes pelos quais ainda estava sendo julgado. Entre eles, o massacre de Pativilca, em que foram assassinadas seis pessoas, supostamente executado por um esquadrão sob seu comando, e os casos de mais de 200 mil mulheres esterilizadas sem consentimento em um programa de "planejamento familiar".

Quanto a esse último, a Procuradoria já tinha provas de que o Ministério da Saúde, na gestão Fujimori, tinha que cumprir metas de mulheres esterilizadas por mês.

O presidente, na época, defendia seu programa de "planejamento familiar" como forma de reduzir o índice de pobreza no país.

O indulto de PPK deixa ambos os casos inconclusos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.