'Talk shows' da TV americana reagem com acidez a comentário de Trump

DE SÃO PAULO

Os "talk shows" da TV americana repercutiram com humor ácido a suposta frase dita pelo presidente Donald Trump, que segundo relatos afirmou que os Estados Unidos recebem imigrantes de "países de merda".

O apresentador do "The Daily Show", Trevor Noah, disse que pretendia começar o programa da noite de quinta-feira (11) com um elogio a Trump, depois de o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmar que o americano ajudou a colocar a Coreia do Norte na mesa de negociações sobre a Olimpíada de Inverno.

Crédito: Saul Loeb/AFP O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de reunião sobre reforma prisional na Casa Branca
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de reunião sobre reforma prisional na Casa Branca

"Eu ia dizer tipo 'Uau, Donald Trump, talvez você tenha feito algo certo", afirmou Noah. Mas o suposto comentário de Trump divulgado pela imprensa americana na noite de quinta levou Noah a mudar de ideia.

"Não sei como dizer, pessoal, mas acho que o presidente pode ser racista", brincou o humorista sul-africano. E completou: "Como alguém vindo do País de Merda do Sul, estou profundamente ofendido pelos comentários".

"Tenho certeza que é uma coincidência o fato de os lugares que ele descreveu como 'países de merda' terem população de maioria negra, e as pessoas que ele quer [que venham] da Noruega não serem", afirmou o apresentador Jimmy Kimmel.

Stephen Colbert, do "Late Show", afirmou que durante esta semana Trump vinha dando mostras de ser um "presidente estável" —alusão à afirmação do republicano— ao falar com jornalistas e encontrar líderes estrangeiros.
"Foi uma encenação bacana", reconheceu Colbert. "Mas, como muitos homens da idade dele, ele só conseguiu manter por um tempo."

"Hoje [quinta] Trump voltou a ser o mesmo presidente instável, reacionário, que todos nós conhecemos."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.