Coreia do Norte sugere enviar grupo de artistas a jogos na Coreia do Sul

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro sul-coreano da Unificação das Coreias disse, neste sábado (13), que a vizinha do Norte propôs novas conversas sobre os jogos olímpicos de inverno, desta vez para tratar do envio de um grupo de artistas para uma apresentação no evento, que acontece na Coreia do Sul em fevereiro.

"A Coreia do Norte enviou uma notificação sugerindo conversas na vila de Panmunjom no dia 15 de janeiro para discutir o envio de um grupo de artistas para performance", disse o ministro.

Segundo o ministro, a Coreia do Norte quer enviar uma delegação chefiada pelo diretor de artes e performance do ministério da Cultura de Pyongyang para a conversa de segunda (15). Um maestro e mais dois membros da orquestra norte coreana também fariam parte da delegação.

Pyongyang também quer propor uma outra data para mais conversas sobre o envio de atletas ao evento, que acontece entre os dias 5 e 25 do próximo mês.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) havia proposto um encontro no dia 20 de janeiro, em sua sede na Suíça, para discutir a participação da Coreia do Norte no evento esportivo.

UNIÃO NO HÓQUEI

Após o acordo entre Seul e Pyongyang para garantir a participação norte-coreana na Olimpíada de Inverno, os dois países agora debatem a criação de uma seleção unificada para disputar o torneio feminino de hóquei no gelo na competição.

A ideia foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo vice-ministro de Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul. Roh Tae-kang defendeu a ideia em uma entrevista à agência de notícias local Yonhap.

Segundo ele, o governo sul-coreano apresentou a proposta de um time unificado durante a reunião entre representantes dos dois países que aconteceu na terça (9), na qual o Norte se comprometeu a participar dos Jogos Olímpicos.

O encontro marcou o primeiro diálogo oficial entre os países desde dezembro de 2015.

A Olimpíada acontecerá entre 9 e 25 de fevereiro em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.