Descrição de chapéu Fórum Econômico Mundial

May diz que Londres seguirá a favor do livre comércio após deixar a UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Fabrice Coffrini/AFP
A primeira-ministra britânica, Theresa May, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos

DIOGO BERCITO
ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE (SUÍÇA)

Em seu discurso durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou nesta quinta-feira (25) que o Reino Unido continuará a defender o livre comércio mesmo após deixar a União Europeia.

Em uma sessão lotada, ela tentou convencer investidores de que o Reino Unido não deixará de ser um bom destino para suas empresas e capital, mesmo quando já não pertencer à UE.

"O livre mercado leva à tomada de risco que levou a grandes avanços", disse, descrevendo o empreendedorismo como "uma força para o bem". A primeira-ministra afirmou que a estratégia de negócios do Reino Unido fará desse país "um dos melhores lugares do mundo para fundar e gerenciar uma empresa".

Dentro de sua promessa de que o país será pioneiro em inovação, vantajoso a investidores, May pediu que redes sociais como Facebook e Twitter se esforcem mais para proteger usuários, em especial as crianças. "Queremos que o Reino Unido seja um líder em regulações amigáveis à inovação, e isso significa ser o lugar mais seguro do mundo para alguém estar on-line", ela afirmou.

"As empresas têm de incrementar suas responsabilidades. Firmas não podem simplesmente cruzar os braços enquanto suas plataformas são utilizadas para facilitar abuso infantil, escravidão moderna ou a divulgação de conteúdo extremista."

'BREXIT'

O discurso de May empolgou menos do que o de outros líderes, como o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. Com o isolamento de Londres, o eixo Paris-Berlim tem se firmado como o fundamento do bloco europeu.

Macron, por exemplo, discursou um dia antes em Davos e foi aplaudido de pé depois de defender o multilateralismo. Seu objetivo, disse, é "fazer uma França mais competitiva e inovadora em uma Europa empoderada" —ao contrário de May, ele defende uma maior integração dentro do bloco econômico.

Merkel foi também bem recebida no resort alpino de Davos, onde lamentou que o Reino Unido tenha decidido deixar a União Europeia. Apesar de Merkel ter dito esperar uma "grande parceria" com a primeira-ministra britânica, negociadores europeus têm feito poucas concessões ao tratar do "brexit".

Mesmo com a insistência de May, a União Europeia ainda não iniciou formalmente as conversas sobre um futuro acordo comercial com o Reino Unido para o dia após sua saída do bloco. Há crescente receio de que a separação —prevista para março de 2019— seja feita de maneira desordenada. Com isso, a economia britânica deixará de ter acesso ao mercado comum europeu, que reúne 500 milhões de consumidores.

Esperava-se, portanto, que May aproveitasse seu discurso em Davos para esclarecer os próximos passos, o que ela não fez.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.