Qualquer plano de paz terá Jerusalém como capital de Israel, diz Netanyahu

Crédito: Denis Balibouse/Reuters O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, em evento no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça
O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, em evento no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça

DE SÃO PAULO

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (25) em Davos, na Suíça, que quaisquer acordos de paz negociados entre palestinos e israelenses devem prever soberania israelense sobre uma Jerusalém unificada.

"O único momento em que as três religiões, cristianismo, judaísmo e islamismo, puderam exercer sua fé com liberdade em Jerusalém foi sob soberania de Israel", afirmou o premiê durante conversa com Fareed Zakaria em evento durante o Fórum Econômico Mundial.

Com isso, o premiê israelense descartou a possibilidade de um Estado palestino com capital em Jerusalém Oriental, como reivindicam os palestinos.

No entanto, o consenso internacional e as negociações de paz em curso têm por base a solução de dois Estados, um israelense e um palestino, sendo este baseado em Jerusalém Oriental.

Netanyahu também descartou a possibilidade de um outro mediador nas negociações de paz que não sejam os EUA. Autoridades palestinas disseram que não querem mais ter os EUA como mediador depois que o governo do presidente Donald Trump decidiu reconhecer Jerusalém como capital de Israel e transferir para lá, de Tel Aviv, sua embaixada.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse anteriormente que a decisão dos EUA sobre Jerusalém era um "tapa na cara".

"Não há outro mediador que não os EUA", disse Netanyahu. "Como intermediário honesto, como um facilitador, não há outro órgão internacional que o faria."

TRUMP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (25) em Davos que seu país pode cortar a ajuda aos palestinos se eles não concordarem em negociar um plano de paz com Israel.

Trump também afirmou que os palestinos tinham desrespeitado os EUA por não se encontrarem com o vice-presidente Mike Pence durante a visita deste ao Oriente Médio, na semana passada.

O americano se reuniu com Netanyahu e afirmou que seu objetivo é a paz no Oriente Médio.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.