Após drone invadir espaço aéreo, Israel ataca alvos na Síria

Um F-16 caiu no norte de Israel durante fogo entre forças sírias e israelenses

Jerusalém | Reuters e Associated Press

Autoridades israelenses afirmaram neste sábado (10) que lançaram uma ofensiva aérea contra alvos iranianos na Síria.

O Exército sírio disse ter atingido um F-16 israelense, que caiu no norte de Israel, em uma grande escalada de tensão.

O avião F-16 caiu durante uma missão para atacar instalações de drones na Síria, onde forças iranianas estabeleceram um importante ponto de apoio ao regime do ditador Bashar  al-Assad.

Destroços do F-16 israelense que autoridades sírias dizem ter abatido, em Harduf, norte de Israel - Jack Guez/AFP

Israel disse que enviou seus jatos para a Síria depois de derrubar um drone iraniano que invadiu seu espaço aéreo no início deste sábado.

Militares israelenses disseram que seus aviões de guerra foram atacados, embora ainda não estivesse claro o que derrubou o jato.

"Doze alvos, incluindo três baterias de defesa aérea e quatro alvos iranianos na Síria foram atacados", informou Israel em um comunicado.

"Durante o ataque, mísseis antiaéreos foram disparados contra Israel, fazendo soar alarmes que foram ouvidos no norte do país", disseram os militares.

A mídia estatal síria relatou dois ataques israelenses separados. No primeiro, uma fonte militar disse que as defesas aéreas sírias abriram fogo em resposta a um ato israelense de "agressão" contra uma base militar, atingindo "mais de um avião".

Mais tarde, informou que as defesas aéreas estavam respondendo a um novo ataque israelense e que conseguiram frustrar ataques a posições militares no sul da Síria.

ATAQUE ANTIAÉREO

Israel disse que um de seus helicópteros de ataque derrubou um drone iraniano que veio do território sírio para Israel. "Em resposta, as FDI (Forças de Defesa de Israel) atacaram alvos iranianos na Síria", informaram autoridades.

O porta-voz militar israelense, Jonathan Conricus, disse que um número "substancial" de aviões de guerra israelenses na missão havia sido submetido a "enorme fogo antiaéreo sírio", e apenas um jato israelense foi prejudicado.

O F-16 caiu em um campo perto da aldeia de Harduf, no norte de Israel. O exército informou que um de seus pilotos ficou gravemente ferido. O militar foi levado para um hospital para tratamento médico. O segundo piloto sofreu ferimentos leves.

 

'BRINCANDO COM FOGO'

Conricus disse ainda que o Irã está "brincando com fogo", invadindo o espaço aéreo israelense e pagará um alto preço por isso.

O porta-voz informou também que o drone derrubado por Israel fazia parte de "uma missão militar enviada e operada por forças militares iranianas". Em resposta, Israel destruiu a base síria de onde a aeronave não tripulada foi lançada.

Foram realizados ataques subsequentes contra quatro alvos iranianos adicionais e oito locais na Síria. Isso marca o envolvimento mais importante de Israel na Síria até o momento.

O exército israelense afirmou que está "pronto para vários cenários e continuará a agir de acordo com as avaliações da situação".

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país se defenderá contra qualquer ataque e tentativa iraniana "de se estabelecer militarmente na Síria".

IRÃ

O Ministério de Relações Exteriores do Irã refutou as notícias de que Israel havia interceptado um drone iraniano lançado na Síria neste sábado, informou a TV estatal.

"As notícias de que foi abatido um drone iraniano que voava sobre Israel e também o envolvimento do Irã no ataque a um jato israelense são tão ridículas. O Irã apenas fornece conselhos militares à Síria", disse o porta-voz do Irã, Bahram Qasemi.

Segundo declaração do porta-voz do Departamento de Estado, os Estados Unidos "apoia fortemente" o direito de defesa de Israel.

O presidente russo Vladimir Putin e Benjamin Netanyahu falaram ao telefone no sábado (10), segundo a agência de notícias russa Interfax. 

Putin disse ao primeiro-ministro israelense que é necessário evitar qualquer atitude que leve a novos confrontos na região.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.