Polícia prende suspeito de atacar venezuelanos em Roraima

Homem, que teria confessado o crime, é da Guiana e não tem residência fixa

Marcelo Toledo
Ribeirão Preto (SP)

Um homem natural da Guiana foi preso na noite deste sábado (10) sob a suspeita de ter ateado fogo numa família venezuelana em Boa Vista (RR).

De acordo com a Polícia Civil de Roraima, Gordon Fowler, 42, é de Georgetown (capital do país) e foi preso num imóvel abandonado às 21h de sábado.

Imagens de câmeras de segurança mostram uma pessoa jogando combustível e ateando fogo na frente da casa em que moram 13 venezuelanos. Um casal e sua filha de quatro anos ficaram feridos —a menina teve 25% do corpo queimado.

Foi o segundo ataque do tipo na cidade, ambos atribuídos ao guianense.

O guianense Gordon Fowler, preso sob a suspeita de atear fogo em casa com venezuelanos em Boa Vista - Divulgação

​Fowler, que segundo a polícia confessou o crime, não tem residência fixa e vive nas ruas de Boa Vista. Com ele, foram encontrados objetos que teriam sido utilizados no crime, como garrafas com álcool. Ele usava as mesmas roupas que vestia nas imagens gravadas.

Após ser preso, ainda conforme a versão policial, Fowler  disse que não tinha nada contra as vítimas, mas que "tomou raiva" de venezuelanos desde um desentendimento que teve com um grupo deles que também vive nas ruas de Boa Vista e que teria roubado uma bicicleta sua.

As vítimas foram escolhidas aleatoriamente, pela facilidade de serem encontradas, e por dormirem em locais com pouca proteção.

Ele responderá por cinco tentativas de homicídio e será levado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Os ataques provocaram protestos contra a xenofobia ao longo da última semana no Estado.

Para a Conectas Direitos Humanos, os atentados "são resultado da falta de uma resposta clara e articulada dos poderes federais, estadual e municipais na acolhida adequada do recente fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.