Caça de última geração russo é visto na Síria e surpreende especialistas

Furtivo ao radar, o Su-57 em tese não está operacional para combate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois caças russos de última geração foram avistados pousando na base do Kremlin na Síria, causando espanto entre especialistas sobre a real razão de estarem lá —se os vídeos publicados no Twitter por um usuário da região forem reais.

O par de caças Sukhoi Su-57 foi filmado descendo sob escolta de um modelo de geração anterior, o Su-35, na pista de Khmemeim, no oeste do país árabe. Outros três caças Su-35 pousaram, assim como quatro aviões de ataque Su-25 e um avião-radar.

A questão central é que o Su-57 ainda não está operacional. A Força Aérea russa havia anunciado, nesta semana, que o modelo iria receber "testes de combate" em breve, mas não existe registro de aeronaves ainda em fase de certificação participando de operações militares para valer.

Isso levou analistas militares a especular duas coisas. Ou o programa do Su-57 está mais avançado do que aparenta, ou é um golpe publicitário caso as imagens sejam reais. O governo russo não confirmou nem negou que tenha enviado os aviões para a Síria.

A previsão de entrada em serviço do modelo era 2018, mas uma série de problemas no desenvolvimento de suas turbinas atrasou o projeto. Por ora, ele emprega dois motores similares ao utilizado em seu irmão mais velho, o Su-35. Não é conhecido o verdadeiro estágio de sua integração de armamentos e radar. Tudo isso leva a dúvidas sobre a presença do aparelho em um lugar tão perigoso como a Síria.

"Seria um risco enorme perder um avião desses", disse à Folha Ruslan Pukhov, diretor do Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias de Moscou. O Su-57 tem dez protótipos produzidos, e fez seu voo inaugural em 2010. Ele é o primeiro avião de quinta geração russo, a resposta do Kremlin ao mais avançado caça militar em operação no mundo, o americano F-22 Raptor.

Quinta geração é um conceito algo difuso, mas basicamente pede que o aparelho tenha capacidades avançadas de fusão de dados e seja furtivo ao radar —os chamados "aviões invisíveis", que na realidade não o são, apenas conseguem enganar melhor os radares com características aerodinâmicas, pinturas absorventes de ondas e controle de emissão de calor.

A Rússia interveio na guerra civil síria em 2015, garantindo uma virada em favor do ditador Bashar al-Assad, seu aliado.

O conflito entrou em uma nova e perigosa etapa com o confronto entre forças sírias e turcas, que invadiram o norte do país para pressionar a minoria curda. Os russos dizem só apoiar as ações de Assad, majoritariamente com elementos aéreos, mas instalaram uma firme base de operações na província de Latakia _"fechando" a região com sofisticados sistemas antiaéreos, além de operar diversos aviões.

Caça russo Su-57 durante show de aviação perto de Moscou
Caça russo Su-57 durante show de aviação perto de Moscou - Maxim Shemetov - 27.ago.2013/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.