Deslizamento de monte de lixo mata 17 em Moçambique

Pilha tinha 15 metros de altura; equipes procuram desaparecidos

Resgatistas buscam por sobreviventes após colapso de monte de lixo em Maputo, Moçambique - Ferhat Momade/Associated Press
Maputo | Reuters e Associated Press

Ao menos 17 pessoas morreram e diversas ficaram feridas após o colapso de um monte de 15 metros de lixo em Maputo, capital de Moçambique, nesta segunda-feira (19). 

O colapso aconteceu após intensas chuvas e soterrou várias casas no bairro pobre de Hulene. As casas haviam sido construídas ilegalmente, e o governo já havia pedido que os moradores deixassem o local. 

"O monte de lixo colapsou sobre as casas e muitas famílias anda estavam dentro ", disse Fatima  Belchoir, funcionária do serviço de defesa nacional. "As autoridades estão tentando ajudar as pessoas que perderam suas casas."

De acordo com a agência Lusa, o monte de lixo chegava à altura de um prédio de três andares.

"Até 17 corpos foram recuperados. Tememos que mais possam estar desaparecidos. Vamos continuar buscando sob a pilha de lixo", afirmou Despedida Rita, conselheira do distrito de Ka Mavota. 

"A informação que recebemos das autoridades locais é que o número de pessoas vivendo naquelas casas excede o número de mortes registradas", afirmou Leonilde Pelembe, porta-voz do serviço de emergência.

O depósito de lixo de Hulene é a maior do tipo em Maputo. Moradores escavam o lixo em busca de comida e de itens para vender. 

Autoridades de saúde alertavam para o impacto de gases tóxicos, moscas e outros perigos do depósito para a comunidade, e o fechamento do local vinha sendo discutido. 

"Moro aqui porque não tenho para onde ir. Se o governo tivesse me dito para ir viver em outro lugar, eu teria saído", afirmou à BBC Maria Huo, cujo filho ficou ferido no deslizamento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.