Dia da marmota nos EUA tem previsão de inverno mais longo

Roedor Phil viu sua sombra na cidade de Punxsutawney, Pensilvânia

Punxsutawney

A marmota conhecida como Phil previu nesta sexta-feira (2) que o inverno nos Estados Unidos vai durar mais seis semanas. 

A marmota conhecida como Phil depois de fazer sua previsão em Punxsutawney, Pensilvânia (EUA)
A marmota conhecida como Phil depois de fazer sua previsão em Punxsutawney, Pensilvânia (EUA) - Brett Carlsen/Getty Images/AFP

A crendice diz que, se o bichinho sair de seu buraco e vir sua sombra, o frio continuará. Caso contrário, a primavera virá mais cedo.

No conhecido evento na cidade de Punxsutawney, Pensilvânia, milhares se reuniram para ver a previsão do roedor numa manhã em que fazia -12°C.

As previsões de Phil desde 1887 (um "novo Phil" é escolhido quando o animal morre) mostram que ele apostou na continuidade do inverno 103 vezes e previu a chegada antecipada da primavera apenas 18 vezes.

O evento tornou-se mundialmente conhecido depois do filme "Feitiço do Tempo" (1993), com Bill Murray, em que ele interpreta um homem do tempo enviado à cidadezinha para fazer a cobertura da previsão da marmota.

Outras marmotas menos conhecidas, como as de Michigan, Ohio e Staten Island (NY), também fazem previsões sobre o inverno nos EUA.

Membros do clube Inner Circle anunciam a previsão da marmota Phil para o inverno deste ano em Punxsutawney, Pensilvânia, nos EUA
Membros do clube Inner Circle anunciam a previsão da marmota Phil para o inverno deste ano em Punxsutawney, Pensilvânia, nos EUA - Alan Freed/Reuters
Associated Press
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.