Queda de helicóptero mata 13 pessoas após terremoto no México

Aeronave levava autoridades para avaliar danos causados pelo tremor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Helicóptero militar que caiu em Santiago Jamiltepec, no México, e matou 13 pessoas em terra
Helicóptero militar que caiu em Santiago Jamiltepec, no México, e matou 13 pessoas em terra - Patricia Castellanos/AFP
Cidade do México | Reuters

Pelo menos 13 pessoas em terra, incluindo 3 crianças, morreram quando um helicóptero militar que transportava autoridades do México para avaliar danos causados por um terremoto caiu numa cidade no sul de Oaxaca, disseram autoridades neste sábado.

O helicóptero, que levava o ministro do Interior do México, Alfonso  Navarrete, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, caiu em cima de dois furgões em campo aberto enquanto tentava aterrissar em Santiago Jamiltepec após avaliar os danos de um forte terremoto na véspera, disseram autoridades.

A queda matou 12 pessoas no local; outra morreu mais tarde em um hospital, disse o escritório do procurador-geral de Oaxaca em comunicado. Outras 15 pessoas ficaram feridas. O ministro e o governador não se feriram gravemente. 

Um terremoto de magnitude 7,2 na sexta-feira (16) à noite no México deixou quase um milhão de casas e empresas sem eletricidade na capital e no sul do país.

Pelo menos 50 casas foram danificadas no estado de Oaxaca, que, junto com a Cidade do México, ainda se recuperam dos danos causados por terremotos em setembro do ano passado.

O epicentro do tremor foi a cerca de 145 km de Puerto Escondido, em Oaxaca, com profundidade de 24,6 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

O tremor teve 225 réplicas, disse o serviço nacional de sismologia, e causou pânico.

Na Cidade do México, o alarme sísmico soou 72 segundos antes dos tremores serem sentidos, disse o prefeito Miguel Angel Mancera, dando aos residentes tempo de fugir para as ruas.

A cidade de Jamiltepec, em Oaxaca, teve os maiores danos, com 50 casas, uma igreja e um edifício do governo danificados, disse a agência de proteção civil do estado.

Pacientes foram retirados de um hospital da cidade e de outro na cidade vizinha de Putla  Villa de Guerrero. Em uma estrada local, um incêndio aconteceu quando dois cabos elétricos de alta tensão se tocaram.

Cerca de 100 mil pessoas em Oaxaca ficaram sem eletricidade, disse o governador do Estado.

Tremores foram sentidos até na Guatemala.

Na Cidade do México, os edifícios altos balançaram por mais de um minuto quando os alarmes sísmicos tocaram, com estruturas mais antigas no sofisticado bairro de Condesa se tocando, e algumas fissuras aparecendo no gesso e na pintura.

O vulcão Popocatepetl ao sul da capital lançou uma coluna de cinzas de um quilômetro ao céu, disse a agência de prevenção de desastres do México.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.