Ex-prefeito de Caracas diz que oposição não disputará eleição

Para Antonio Ledezma, votação na Venezuela é uma 'armadilha' feita por Maduro

Genebra | Reuters

A oposição não irá registrar um candidato para a eleição presidencial do dia 22 de abril na Venezuela, disse o ex-prefeito de Caracas, atualmente no exílio, classificando a votação como uma armadilha preparada pelo ditador Nicolás Maduro.

Antonio Ledezma, detido sob prisão domiciliar em 2015, por supostamente planejar um golpe de Estado, antes de escapar para a Colômbia em novembro, pediu uma investigação da ONU sobre violações de direitos humanos na Venezuela e o envio de mais ajuda humanitária para o país.

O ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma durante evento em genebra, na Suíça
O ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma durante evento em genebra, na Suíça - Pierre Albouy/Reuters

"Não é um boicote. Nós estamos, na verdade, ignorando uma armadilha. Não podemos chamar de uma eleição, porque sabemos que será uma fraude", disse Ledezma à agência de notícias Reuters em Genebra, onde participava de uma reunião de direitos humanos organizada pelo grupo UN  Watch.

"Sim, a eleição uniu a oposição porque nós compartilhamos a opinião de que essa eleição é apenas mais uma mentira do governo", disse, por meio de um tradutor.

"Não haverá nenhum candidato oficial da oposição. Por parte do governo o que temos visto é repressão contra os líderes da oposição, porque eles não querem participar já que isso legitimaria o processo", disse Ledezma, que agora vive na Espanha.

O país com população de 30 milhões de pessoas está perto de um colapso econômico, com inflação de mais de 2 mil por cento em 2017 e milhões de pessoas passando fome.

Críticos e oposicionistas dizem que a eleição é uma farsa, com os principais adversários de Maduro proibidos de concorrer e um órgão eleitoral submisso destinado a decidir a favor do partido governista. Maduro nega que o sistema seja antidemocrático.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.