Mike Pence levanta perspectiva de negociação com a Coreia do Norte

Vice-presidente dos EUA diz que acordo diplomático não diminui pressão 'para a desnuclearização'

Seul e Washington | Reuters

Os Estados Unidos podem estar vendo com bons olhos um engajamento diplomático com a Coreia do Norte, e possivelmente o estabelecimento de diálogo, no momento em que a Coreia do Sul leva adiante planos para criar as condições de uma cúpula rara entre as duas Coreias.

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse em entrevista a um jornal que seu país e a Coreia do Sul acertaram os termos de um engajamento diplomático maior com os norte-coreanos, primeiro com Seul e depois possivelmente com conversas diretas com Washington sem pré-condições.

A perspectiva de conversas surge depois de meses de tensão entre Pyongyang, Seul e Washington devido aos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, durante os quais o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, trocaram insultos e ameaças de destruição em meio ao endurecimento das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mike Pence (dir.) ao lado de Kim Yo-jong, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un, durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno - Odd Andersen - 9.fev.2018/AFP

​Trump questionou algumas vezes o propósito de novas tratativas com Pyongyang depois de anos de negociações de governos americanos anteriores não conseguiram deter os programas de armas do regime.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou dezenas de lançamentos de mísseis e seu maior teste nuclear, desafiando resoluções do Conselho de Segurança da ONU, com o intento de desenvolver um míssil com ogiva nuclear capaz de atingir os EUA.

As relações entre as duas Coreias melhoraram nas últimas semanas, já que Pyongyang concordou em enviar a delegação mais graduada de sua história para participar da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Falando ao jornal "Washington Post" a bordo do Air Force Two, Pence disse que Washington manteria sua "campanha de pressão máxima" contra Pyongyang, mas estaria aberto a possíveis conversas ao mesmo tempo.

"O ponto é que nenhuma pressão diminui até que eles realmente estejam fazendo algo que a aliança acredite que representa um passo significativo para a desnuclearização", disse Pence neste domingo (11). "Então, a campanha de pressão máxima vai continuar. Mas se você quiser falar, falaremos".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.