Presidente do Irã pede unidade nos 39 anos da Revolução Islâmica

Celebrações ocorrem um mês após onda de protestos deixar 20 mortos

O presidente iraniano, Hasan Rowhani, discursa em Teerã neste domingo (11), no aniversário de 39 anos da Revolução Islâmica
O presidente iraniano, Hasan Rowhani, discursa em Teerã neste domingo (11), no aniversário de 39 anos da Revolução Islâmica - Presidência do Irã/AFP
Teerã | AFP

O presidente iraniano, Hasan Rowhani, pediu neste domingo (11) um "ano de unidade" no país após a onda de protestos contra o governo que deixou mais de 20 mortos no início do ano.

"Peço que o 40º aniversário da Revolução [Islâmica], no ano que vem, seja um ano de unidade no qual os conservadores, reformistas, moderados, todas as partes estejam juntas", disse Rowhani durante a celebração do 39º aniversário da queda do xá Reza Pahlavi e da ascensão do aiatolá Khomeini ao poder.

"Nos 39 anos da Revolução tivemos progressos em vários campos, mas, ao mesmo tempo, houve carências. Talvez na tomada de decisões não tenhamos agido rapidamente, ou talvez não tenhamos feito um discurso transparente com o povo", afirmou o presidente.

Considerado um moderado, Rowhani foi reeleito para um segundo mandato em 2017. O alto desemprego e a estagnação econômica inflamaram o descontentamento e estão entre as razões das manifestações que tomaram várias cidades iranianas no início de janeiro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.