Descrição de chapéu Obituário (1898 - 2018)

Proposta de restringir a venda e a posse de armas divide estudantes

Cerca de um terço dos americanos possui uma arma em casa, segundo pesquisa 

Washington

Os apelos dos estudantes não são unânimes: a proposta de restringir a venda e a posse de armas, protegidas pela Constituição dos EUA, causa uma profunda divisão no país.

Cerca de um terço dos americanos possui uma arma em casa, segundo pesquisa do Pew Institute realizada no ano passado. 

A maioria diz ter comprado o equipamento para defesa pessoal, mas também há quem o utilize para caça, esporte ou como item de coleção.

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe estudantes da escola Marjory Stoneman Douglas, onde 17 pessoas morreram no ataque a tiros
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe estudantes da escola Marjory Stoneman Douglas, onde 17 pessoas morreram no ataque a tiros - REUTERS

Fuzis semiautomáticos, como o usado pelo ex-aluno Nikolas Cruz, 19, para atirar contra os estudantes em Parkland, na Flórida, podem ser comprados por qualquer pessoa acima de 18 anos. Três de cada cinco proprietários de armas no país têm um deles.

Lobbies pró-armas financiam as campanhas de políticos nos EUA, inclusive a do presidente Donald Trumpque, nesta semana, sugeriu armar professores para evitar novos massacres.

“Eu entendo a paixão que esses alunos têm pelo assunto, mas é preciso olhar para os fatos”, disse à Folha o estudante de Chicago Colin FitzSimmons, 12, que esteve em um congresso de conservadores em Washington nesta semana. “Não são as armas que tornam um país mais violento. O que é preciso é aumentar a segurança nas escolas.”

Muitos jovens defendem o porte de armas como uma liberdade individual, algo que está no DNA do país, e dizem que isso não pode ser negociado. 

“É claro que eu sinto pelos alunos, mas o fato de alguém ter sido vítima não o torna especialista no assunto”, afirmou o universitário e republicano Stevan Krainovich, 21. “Eles estão sendo usados como ferramenta política em um momento muito emocional”, concordou o colega de partido Jeff King, 21.

Após a chacina, Trump recebeu sobreviventes e prometeu proibir dispositivos que “turbinam” armas comuns, bem como aumentar a segurança em escolas e trabalhar por propostas para elevar a idade mínima para a compra de semiautomáticas. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.