Rússia promete trégua e corredor humanitário em enclave rebelde sírio

Entidades dizem que, apesar de resolução da ONU, ataques continuam em Ghouta Oriental

 
Crianças e adultos recebem tratamento por suspeita de ataque químico no vilarejo de al-Shifuniyah, em Ghouta Oriental (Síria)
Crianças e adultos recebem tratamento por suspeita de ataque químico no vilarejo de al-Shifuniyah, em Ghouta Oriental (Síria) - Bassam Khabieh/Reuters
Moscou e Beirute | Reuters

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (26) vai estabelecer um corredor humanitário e implementar uma trégua de cinco horas diárias em Ghouta Oriental, na Síria, a partir de terça-feira (27). A decisão foi anunciada após uma resolução do Conselho de Segurança da ONU determinar um cessar-fogo de 30 dias em todo o país. 

No primeiro período de trégua, o objetivo será fazer a retirada de doentes e feridos da região, afirmou o chefe do centro russo na Síria, Yuri Yevtushenko, segundo a agência Ria.

Na última semana, o Exército da Síria e seus aliados submeteram o encrave rebelde de Ghouta, próximo a Damasco, a um dos piores bombardeios em sete anos de conflito. Mais de 500 pessoas foram mortas.

Apesar da resolução do CS, os ataques continuaram ao redor da Síria desde o sábado. Segundo a ONU, ao menos 30 pessoas foram mortas nas últimas 48 horas.

"A ONU mobilizou e está pronta para enviar imediatamente comboios humanitários para diversas áreas em Ghouta Oriental tão logo as condições permitam, bem como realizar centenas de retiradas médicas", afirmou Linda Tom, porta-voz humanitária da ONU em Damasco.

Autoridades de saúde disseram no domingo que diversas pessoas estão sofrendo com sintomas consistentes com exposição a gás de cloro. 

"Ghouta Oriental não pode esperar; passou de tempo de impedir esse inferno na terra", afirmou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. 

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, citando pela agência russa RIA, disse que o presidente Vladimir Putin ordenou um cessar-fogo diário em Ghouta das 9h às 14h todos os dias e a criação de um corredor humanitário para permitir que civis deixem o local.

Mohamad Alloush, chefe políticos de uma das facções rebeldes de Ghouta, afirmou que o Exército sírio e seus aliados lançaram um "ataque terrestre radical" após a resolução da ONU. 

"Esperamos por ações reais, sérias e práticas", disse. 

Foto divulgada pela Defesa Civil síria (conhecida como Capacetes Brancos) e que não pôde ser verificada independentemente mostrou sete pequenos corpos colocados um ao lado do outro, embalados em lençóis brancos e azuis, após ataque na cidade de Douma

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que quatro deles eram da mesma família. 

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que alegações sobre a realização de ataques químicos tinham por objetivo sabotar a trégua. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.