Capacidade mental de ex-espião e filha podem ter sido comprometidas

Informação é de juiz britânico, que autorizou retirada de sangue para análise 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A Justiça britânica afirmou nesta quinta-feira (22) que a capacidade mental do ex-espião russo Serguei Skripal e de sua filha, Iulia, podem ter sido comprometidas pelo envenenamento por agente neurotóxico e talvez nunca seja recuperada.

Ambos estão sedados e tem condição considerada estável, sem perspectiva de alteração no curto prazo, afirmou o juiz David Williams, esclarecendo que os dois foram examinados por um consultor cujo nome não foi identificado.

Entrada do parque científico de Porton Down, que analisou amostras de agente neurotóxico, na Inglaterra - Ben Stansall - 19.mar.2018/AFP

"O efeito preciso da exposição na saúde de longo prazo continua pouco clara, embora exames médicos indiquem que sua capacidade mental pode ter sido comprometida em um grau ainda desconhecido", afirmou o juiz.

Williams autorizou que novas amostras de sangue dos Skripal sejam coletadas para serem enviadas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) para análise.

Amostras de sangue coletadas dos dois e a analisadas por laboratório britânico no parque científico de Porton Down, na Inglaterra, comprovaram o envenenamento pelo agente novitchok

A autorização precisou ser concedida pelo juiz, já que os dois são incapazes de dar consentimento. 

Os Skripal foram encontrados inconscientes em um banco de um parque na cidade de Salisbury, na Inglaterra, em 4 de março. 

O Reino Unido acusa a Rússia pelo envenenamento dos dois; a Rússia nega. 

"SURREAL"

O policial que ficou contaminado ao atender o chamado sobre os Skripal em Salisbury foi liberado do hospital nesta quinta. 

"As pessoas me perguntam como estou me sentindo, mas realmente não há palavras para descrever como me sinto agora", afirmou o detetive Nick Bailey em nota divulgad a pela polícia. "Surreal é a palavra que vem para mim. Tem sido completamente surreal."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.