Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping em visita secreta à China

Ditador norte-coreano viajou com mulher em sua primeira viagem internacional confirmada

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, cumprimenta o dirigente chinês, Xi Jinping, durante visita a Pequim - Ju Peng/Xinhua
 
Xangai e Seul | Reuters

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, durante visita secreta à China nesta semana, confirmou nesta terça-feira (27) a Coreia do Norte, no que seria sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder, em dezembro de 2011.

Kim visitou a China de domingo a quarta (terça no Brasil) com sua mulher, Ri Sol-Yu, e assessores sêniores, segundo as agências estatais Yonhap, da Coreia do Sul, e Xinhua, da China. 

A Casa Branca e o governo sul-coreano afirmaram que foram avisados por Pequim sobre a viagem de Kim. Acredita-se que a visita tenha servido como preparação para encontros futuros com a Coreia do Sul e os EUA. 

No relato da agência norte-coreana KCNA, Xi e Kim conversaram sobre as relações bilaterais e sobre a situação na península coreana. Eles concordaram que uma relação amigável entre os dois beneficia ambos os países. Pyongyang qualificou o encontro de "um marco".

Em banquete no Grande Salão do Povo, Kim teria dito, segundo a KCNA, que era um “dever visitar a China primeiro. “É um dever solene, sendo alguém que deve cuidar e continuar as relações [entre os dois países] através de gerações.”

A agência afirma que Xi Jinping aceitou com prazer o convite de uma viagem a Pyongyang. 

A China é o principal parceiro econômico e político da ditadura norte-coreana, que atualmente busca uma aproximação com seus vizinhos da Coreia do Sul e com os Estados Unidos —que, por sua vez, está no meio de uma guerra comercial contra Pequim. 

Segundo a agência japonesa Kyodo, um trem com um vagão verde com uma linha amarela foi visto chegando a Pequim na manhã da segunda. A pintura é semelhante a do trem utilizado por Kim Jong-il, pai do atual ditador, quando ele visitou a China em 2011. 

 

A Kyodo disse que o comboio, composto por 21 vagões, teria entrado na China pela cidade de Dandong, que faz fronteira com a Coreia do Norte e fica a 1.100 quilômetros de Pequim —são cerca de 14 horas de trem. 

Nas redes sociais, os moradores de Dandong narraram um aumento na segurança e especularam que uma autoridade norte-coreana poderia estar passando pelo local, com alguns citando o próprio Kim. 

A polícia de Pequim também aumentou a segurança em diversos pontos da capital, proibindo turistas na proximidade do Grande Salão do Povo, onde Kim foi recebido por Xi, segundo a Xinhua. 

O sistema ferroviário da cidade informou um atraso de alguns trens nesta segunda e um repórter da agência de notícias Reuters disse ter visto um comboio de carros com forte segurança cruzando a cidade.  

A Casa de Hóspedes de Diaoyutai, em Pequim, também teve a segurança reforçada. O local costuma abrigar chefes de Estado em visita à China.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.