Descrição de chapéu Governo Trump

Em 4ª mudança em 15 dias, Trump troca secretário de Assuntos de Veteranos

David Shulkin será substituído por Ronny Jackson, médico do presidente na Casa Branca

David Shulkin aparece de jaleco branco e gravata xadrez enquanto fala em uma reunião no Departamento de Assuntos de Veteranos, enquanto é observado pelo presidente Donald Trump, que aparece em segundo plano com terno azul marinho e gravata listrada azul, preta e branco
Demitido do cargo de secretário de Assuntos de Veteranos, David Shulikn é ouvido pelo presidente Donald Trump em evento na Casa Branca em agosto - Joshua Roberts - 3.ago.2017/Reuters
Estelita Hass Carazzai
Washington

Em nova alteração de seu gabinete, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta (28) a saída de mais um secretário —desta vez, o de Assuntos dos Veteranos.
 
O republicano escolheu o médico da Casa Branca, almirante Ronny Jackson, para substituir David Shulkin, que assumiu o posto no início do governo.
 
Jackson é o atual responsável pelo atendimento médico ao presidente e ao gabinete presidencial, função que exerce desde o governo de George W. Bush.
 
É a quarta mudança no gabinete de Trump em pouco mais de duas semanas: antes disso, o presidente tirou Rex Tillerson do Departamento de Estado, mudou o diretor da CIA e trocou o assessor de segurança nacional da Casa Branca, o moderado general H.R. McMaster, pelo linha-dura John Boltonmais alinhado às ideias de Trump.
 
Numa comparação histórica, o antigo apresentador do reality show “O Aprendiz” –que se notabilizou pelo bordão “Você está demitido!”– é o presidente americano que mais alterou seu gabinete no início de mandato desde Ronald Reagan, no final dos anos 1980.
 
Foram quatro mudanças de secretários desde o ano passado (sem considerar postos como assessor de segurança nacional ou chefe de gabinete). É o mesmo número do também republicano Reagan em dois anos de governo, segundo levantamento da rádio NPR, baseado em informações do Senado americano.
 
A medida representa uma aproximação do gabinete trumpista a políticas conservadoras.
 
Shulkin, que foi elogiado por Trump pelas “grandes coisas que fez”, era o único integrante do primeiro escalão do governo que havia integrado a administração do democrata Barack Obama.
 
Assessores criticavam a falta de velocidade com que o secretário repassou os planos de saúde dos veteranos a companhias privadas –que, defendiam, deveria ser mais acelerada. Nos últimos meses, parte deles começou uma campanha interna contra Shulkin.
 
Em fevereiro, o secretário foi envolvido em um escândalo ao se descobrir que utilizara verbas públicas para levar a mulher numa viagem a trabalho para a Europa. Segundo um relatório interno, ele passou quase a metade do tempo visitando pontos turísticos. Era o que faltava para impulsionar a sua saída do governo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.